RIA SEMPRE COM A ESCOLINHA DO GUGU NA RECORD TODOS OS DOMINGOS

visitantes on line

SAIBA A VELOCIDADE DE SUA INTERNET AGORA MESMO!

ACESSE AS MELHORES POSTAGENS AQUI

Arquivo do blog

terça-feira, 26 de maio de 2009

JORNAL NACIONAL DA REDE GLOBO versus JORNAL DA RECORD DA REDE RECORD



Como o brasileiro conhece pouco e mal sobre quase tudo, isso tomando-se por base a maioria claro, as pessoas creditam a o Jornal Nacional da Rede Globo uma história que não encontra rival na televisão brasileira, achando até ter ele uma forma original de jornalismo. O Jornal da Record é apenas três anos mais novo que o seu rival Jornal Nacional. Dentre as curiosidades um de seus apresentadores iniciais foi exatamente o Jornalista Carlos Nascimento, âncora do líder Jornal Hoje durante muitos anos e atualmente no SBT Brasil.

Jornal Nacional da Rede Globo de televisão
( fonte wikipédia) :

Sua estreia aconteceu no dia de 1º de setembro de 1969 com a apresentação de Hilton Gomes e Cid Moreira

Durante a década de 1970, por interesse próprio, o telejornal deu ênfase à cobertura internacional e aos esportes.

Vinheta

A vinheta do Jornal Nacional foi baseada na peça musical The Fuzz, composta por Frank DeVol para o filme The Happening (1967). Foi usada por primeira vez para um telejornal na emissora KOOL-TV (hoje KSAZ-TV) de Phoenix, Arizona no ano de 1968.

Desde então, o JN já usou sete vinhetas:

  • 1969 - 1972: mostrava fatos do Brasil e fotos de pessoas (23 segundos)
  • 1972 - 1976: o JN aparecia do lado do globo, e na entrada do jornal ia para o canto esquerdo superior da tela (49 segundos)
  • 1976 - março de 1979: mostrava a produção do programa (26 segundos)
  • Março de 1979 - 1981: mostrava um globo se formando, ao lado das letras JN (12 segundos)
  • 1981 - 1983: mostrava o mapa-múndi com o JN no centro (13 segundos)
  • 1983 - abril de 2000: letras JN saíam de um globo. Foi alterada várias vezes no período (entre 6 e 12 segundos).
  • Abril de 2000 - : JN aparece na tela e vai aos poucos sendo substituído pela imagem da bancada. Foi encurtada em 2008 - entre 3 e 6 segundos

  • Apresentadores

Ao longo de mais de 35 anos, vários apresentadores já passaram pelo Jornal Nacional.

Hilton Gomes e Cid Moreira comandaram a primeira edição do JN, em 1º de setembro de 1969.

Sérgio Chapelin substituiu Hilton Gomes na apresentação do JN, formando com Cid Moreira a dupla que mais tempo apresentou o telejornal. Apenas na primeira fase, foram 11 anos consecutivos no ar.

Em 1983, Chapelin desligou-se da TV Globo e foi substituído por Celso Freitas. Mesmo voltando para emissora no ano seguinte, Chapelin somente voltaria a apresentar o JN em 1989, permanecendo na bancada com Cid Moreira até 1996. Evandro Carlos de Andrade, à época diretor de jornalismo da emissora, promove uma grande mudança no JN: William Bonner e Lílian Witte Fibe assumem a bancada como parte do projeto de substituir locutores por jornalistas na apresentação dos telejornais da Globo.

Fátima Bernardes assume o posto de Lílian Witte Fibe em 1998, fazendo dupla com seu marido, William Bonner, até hoje.

Também apresentaram o JN durante férias e folgas dos apresentadores:

Participam atualmente do rodízio de apresentadores aos sábados e durante as férias de William Bonner e Fátima Bernardes:

Na Previsão do Tempo, a titular é Rosana Jatobá. Participam do rodiízio:

Cronologia dos apresentadores titulares


Jornal da Record da Rede Record de televisão:

O Jornal da Record estreou em 1972 apresentado no final do dia, quando a emissora ainda pertencia a família Machado de Carvalho e ao apresentador Sílvio Santos. Já em 1985 no horário do início da noite, o telejornal era apresentado por Ricardo Carvalho, contava com os comentário dos jornalistas Celso Ming e Paulo Markun e com reportagens de Sílvia Poppovic.

Em 1989, o Jornal da Record passou a ser apresentado por Carlos Nascimento, que era editor-chefe e âncora da atração. A Rede Record tinha, à época, uma estrutura modesta, mas mesmo assim o telejornal fazia sucesso entre o público formador de opinião.

Nascimento permaneceu até 1990 na emissora, quando voltou à Rede Globo. Maria Lydia Flandoli assumiu a apresentação do telejornal e permaneceu como apresentadora até 1991, quando Salette Lemos passou a apresentar o JR. No ano seguinte, Carlos Bianchini assume a atração e em 1993 passa a dividir a bancada com Adriana de Castro, deixando a apresentação em 94. Fora, então, substituído por Carlos Oliveira, que dividiu a apresentação do telejornal com Adriana de Castro até março de 1995, quando o jornal passou a ser ancorado por Chico Pinheiro, vindo da Band. No pouco tempo que apresentou o telejornal, Chico envolveu-se em polêmicas com os donos da emissora, acusando-os de censura. Em substituição, Adriana de Castro reassumiu a bancada - agora sozinha - e permaneceu nela até 1997, quando Bóris Casoy deixou o SBT e assinou contrato com a Rede Record.

Em dezembro de 2005, Casoy foi desligado da emissora sob a alegação de que não se adequava mais aos padrões do jornalismo da Record. Em seu lugar, assumiu interinamente Heleine Heringer, a ex-moça do tempo do telejornal nos tempos de Bóris.

Pouco menos de um mês depois da demissão de Bóris Casoy, estréia o novo Jornal da Record, apresentado por Celso Freitas e Adriana Araújo.

No dia 7 de maio de 2009, a Rede Record anuncia, em um comunicado oficial a contratação da jornalista Ana Paula Padrão por quatro anos. Ana Paula, ex-Rede Globo e SBT, passará a apresentar o Jornal da Record, substituindo Adriana Araújo, que será a nova correspondente da emissora em Nova York.

Enquanto Ana Paula Padrão ainda não tem data definida para estrear, Janine Borba assumiu temporariamente a bancada do telejornal ao lado de Celso Freitas.

Em outros posts daremos mais detalhes curiosos dos dois noticiários televisivos.

Com diferença de apenas três anos com profissionais que, alguns tem história nos dois noticiários, são atualmente os dois grande snoticiários da televisão aberta brasileira e com credibilidade e que eventualemente oferecem aopúblico em geral duas visões distintas domesmo fato. Quem ganha é, sem dúvida o telespectador. A competição ainda promete muito nos próximos meses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE POR FAVOR!

TWITTER...

CURSOS A DISTÂNCIA. GRANDE OPORTUNIDADE!


LEIA A BÍBLIA ENQUANTO NAVEGA NA WEB ! CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO


OUÇA A CANÇÃO DE CHRISTA BLACK

Encontre mais artistas como Christa Black em Myspace Music

Esse Blog se encontra cadastrado do BlogBlogs!

O PREGADOR UM BLOG SOBRE TEOLOGIA E CRISTIANISMO ATUAL QUER SER PARCEIRO? PEGUE O NOSSO BANNER

O PREGADOR