RIA SEMPRE COM A ESCOLINHA DO GUGU NA RECORD TODOS OS DOMINGOS

visitantes on line

SAIBA A VELOCIDADE DE SUA INTERNET AGORA MESMO!

ACESSE AS MELHORES POSTAGENS AQUI

Arquivo do blog

quarta-feira, 27 de maio de 2009

HISTÓRIA DA TV BRASILEIRA, REDE MANCHETE


A visibilidade da Rede Globo de televisão é um fato resultante do próprio tempo e da sua capacidade de captar para si as melhores idéias, os melhores profissionais no campo da televisão brasileira. Mas uma emissora de televisão não existe, não produz sozinha. Há numeráveis fatores que finalmente tornam isso palpável. A Rede Globo colheu o que as antecessoras vislumbraram ou mesmo concretizaram. Aí está o verdadeiro mérito que, se seguido, trará os mesmos resultados. Alguns menos informados telespectadores acusam a Rede Record e ser uma "Recópia" da Rede Globo e esquecem que a Rede Record é mais antiga que a Globo e que muitos dos seus artistas forma artistas da Rede Record como, Jô Soares, Roberto Carlos,no passado como os mais recentes, Ana Maria Braga, etc. Conciliar o que há demais popular com algo de profunda qualidade é a meta ambiciosa em termos de ibope e difícil de conciliar. Nem sempre o melhor é realmente entendido e acolhido pela maioria.

História da televisão: Rede Manchete ( fone: wikipedia)

Rede Manchete

Rede Manchete de Televisão
TV Manchete Ltda.

País Brasil Brasil
Fundação 5 de junho de 1983
Extinção 10 de maio de 1999
Fundador Adolpho Bloch
Pertence a Bloch Editores
Proprietário Adolpho Bloch (1983-1995)
Pedro Jack Kapeller (1995-1999)
Presidente Adolpho Bloch

Cidade de origem Rio de Janeiro, RJ
Sede Rio de Janeiro, RJ
Estúdios Rio de Janeiro, RJ
Rua do Russel, 766, Glória
São Paulo, SP
Av. Profª Ida Kolb, 151, Limão
Slogan Televisão de primeira classe (1983-1988)
O Brasil passa na Manchete (1988-1991)
A força de quem acredita no trabalho (1992-1996)
Você em primeiro lugar (1996-1999)

Cobertura Todo o território brasileiro

Emissoras próprias Rio de Janeiro
São Paulo
Belo Horizonte
Recife
Fortaleza
Emissoras afiliadas TV Pampa (RS)
Rede Brasil Norte e Rede Boas Novas (AM e RO
TV Aratu BA), entre outras.
Cobertura internacional
Nomes anteriores TV Tupi
TV Excelsior



História

Inauguração em 1983
1984-1990
1991-1992: Primeira Crise
1993: Retorno ao Adolpho Bloch
1994
1995-1997: Reerguimento

1998-1999: Segunda Crise
1998
1999
Janeiro de 1999: Parceria com Igreja Renascer Em Cristo
Fevereiro de 1999: Rompimento com Igreja Renascer Em Cristo
Março de 1999
Abril de 1999
Maio de 1999: Venda
Junho de 1999
Julho de 1999



A Rede Manchete (também conhecida como TV Manchete ou apenas Manchete) foi uma rede de televisão brasileira, fundada na cidade do Rio de Janeiro em 5 de junho de 1983 pelo jornalista e empresário ucraniano naturalizado brasileiro Adolpho Bloch que permaneceu no ar até o dia 10 de maio de 1999.

A programação da emissora foi marcada por altos e baixos durante a sua existência. A cobertura do carnaval carioca também teve grande destaque na programação da TV Manchete. A emissora mostrava os preparativos da grande festa popular do país com os programetes Feras do Carnaval e Esquentando os Tamborins, exibidos ao longo da programação. A cobertura do "Carnaval da Manchete" começou em 1984, ano de inauguração do Sambódromo carioca. A emissora de Adolfo Bloch conseguiu exclusividade nas transmissões daquele ano após desistência da Rede Globo, ocorrida por questões de ordem política (desavenças entre Roberto Marinho e Leonel Brizola). No ano seguinte (1985) a Globo voltou a transmitir os desfiles simultaneamente com a Manchete. Em 1988 a Manchete não transmitiu os desfiles por conta de um impasse com os organizadores dos desfiles e em 1999, a falta de recursos a impediu de transmitir o evento.

Outras telenovelas de sucessos produzidos pela Manchete foram Dona Beija (1986), Helena (1987), Corpo Santo (1987), Kananga do Japão (1989), além da sua primeira produção dramaturgia, a minissérie Marquesa de Santos (1984).

Um dos seus mais notáveis sucessos foi a novela Pantanal, exibida entre 1990 a 1991. Vieram outros como A História de Ana Raio e Zé Trovão (1991), Tocaia Grande (1995) e Xica da Silva (1996).

O canal se tornou conhecido também por exibir as diversas séries de tokusatsus e animes, todas de origem do Japão, com grande sucesso, que também foi responsável da introdução das produções japonesas no Brasil, que anos depois, outras emissoras de TVs abertas e assinaturas passaram exibir outros animes.

Nos anos 80 eram exibidas as séries Patrulha Estelar, Jaspion, Jiraiya, Changeman, Flashman, Maskman. Nos anos 90 eram exibidas séries Black Kamen Rider, Maskman, Cybercops, Patrine e Winspector. Depois disso, foi a vez dos animes Cavaleiros do Zodíaco (episódios e em OVA), Samurai Warriors, Shurato (episódios e em OVA), Yu-Yu-Hakushô, Sailor Moon, Super Campeões , B'tX , Jiraiya (em versão anime) , US Mangá.

Nos anos 90 os programas infantis foram: Dudalegria (manhã); A Turma do Arrepio e Clube do Seu Boneco (ambos na tarde) em 1995. Além desses programas, eram exibidos desenhos considerados "clássicos" das décadas de 50, 60, 70 e 80: Calvin e o Coronel, Dartagnan e os Três Mosqueteiros, Don Quixote de la Mancha, Família Drácula, O Pirata do Espaço, Super Tiras, Patrulha Estelar, Superaventuras, Família Tró-ló-ló, Josie e as Gatinhas, Lorde Gato, Marmaduke, A Turma do Abobrinha, Goldie Gold e Manda-Chuva e os sitcoms Seinfield e Friends.

Outro nome famoso, que ganhou projeção na Manchete foi o do radialista Eloy Decarlo. Conceituado comunicador carioca, se tornou nacionalmente conhecido quando, por todo o tempo de existência da emissora, foi a "voz-padrão" das chamadas da programação do canal e das vinhetas, principalmente nos comerciais.

O jornalismo foi o carro-chefe da emissora. O telejornal Jornal da Manchete, o principal informativo do canal, trazia aprofundamento das notícias e comentários de grandes nomes do jornalismo brasileiro, como Carlos Chagas, Villas-Boas Corrêa, Zevi Ghivelder e Salomão Schvartzman, entre outros e comentaristas como João Saldanha. Também revelou os apresentadores Mylena Ciribelli, Cláudia Cruz e Alexandre Garcia que posteriormente transferiram-se para a Rede Globo.

Nos primeiros anos da emissora, o Jornal da Manchete ficava no ar por mais de duas horas, o que nunca ocorreu na história da televisão brasileira, já que os telejornais locais e nacionais da década de 80 e anteriores, nunca ultrapassaram os 40 minutos de exibição. Sua primeira parte, dedicada ao noticiário cultural, era intitulado Panorama Manchete, apresentado por Íris Lettieri (na época, a voz do aeroporto carioca e do número de telefone que informava a Hora Certa) e Jacyra Lucas. Seguia o Manchete Esportiva, apresentado por Márcio Guedes e Paulo Stein. Ainda tinha o Debate em Manchete, com Arnaldo Niskier. Então vinha o noticiário com Carlos Bianchini e Ronaldo Rosas.

A emissora passou a usar certos apelativos como cenas de nudez em novelas como Dona Beija, Pantanal entre outras produções da casa e até espetáculos de striptease impróprios para o horário como o da jornalista Íris Lettieri na contagem regressiva para o carnaval e no programa de calouros de Raul Gil em horário vespertino.

A Rede Manchete nasceu para competir com a Rede Globo e fazer melhor. Inaugurou as transmissões de carnaval do Rio de Janeiro diretamente do sambódromo sozinha, tendo que dividi-las, posteriormente, com a Rede Globo por alguns anos e finalmente perdendo para a mesma por um estratagema jurídico. Possuia à época melhores equipamentos e um objetivo claro de fazer uma televisão aberta de classe, com programas de qualidade.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE POR FAVOR!

TWITTER...

CURSOS A DISTÂNCIA. GRANDE OPORTUNIDADE!


LEIA A BÍBLIA ENQUANTO NAVEGA NA WEB ! CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO


OUÇA A CANÇÃO DE CHRISTA BLACK

Encontre mais artistas como Christa Black em Myspace Music

Esse Blog se encontra cadastrado do BlogBlogs!

O PREGADOR UM BLOG SOBRE TEOLOGIA E CRISTIANISMO ATUAL QUER SER PARCEIRO? PEGUE O NOSSO BANNER

O PREGADOR