DEU NA WEB:
A razão que move as emissoras é a mesma que leva os portais a investir em vídeo: a demanda na web por esse tipo de conteúdo no Brasil cresce a passos largos - aumento de 22% na audiência em julho, segundo dados da consultoria Ibope Nielsen Online - estimulada pela maior penetração da banda larga no País.
O Brasil começou 2009 com 11,8 milhões de conexões de banda larga, praticamente o dobro da marca de 6 milhões registrada há menos de dois anos pela pesquisa Barômetro Cisco de Banda Larga, realizada pela consultoria IDC Brasil.
A oportunidade de negócios fez com que, no ano passado, Rede TV!, SBT, Bandeirantes e Cultura lançassem projetos para a internet, enquanto a Globo aprofundou sua estratégia na rede. Em linhas gerais, no entanto, a estratégia adotada vai além de veicular trechos da programação em serviços como o YouTube. Com exceção da TV Gazeta, que não reaproveita vídeos da sua grade na rede, a atuação dos canais de TV aberta na internet segue o mesmo caminho: ter um portal próprio no qual programas são repartidos e reproduzidos com ferramentas sociais básicas.
Globo.com é inspiração
O modelo básico segue estratégia adotada pelo Globo.com, site que faz a transição entre televisão e internet no mercado brasileiro. O portal serve como uma plataforma pela qual conteúdo das Organizações Globo ( oferecidos na íntegra ou parcialmente em diferentes mídias) são reaproveitados.
O Globo.com assumiu em 2003 a atual estratégia de misturar conteúdo inédito produzido pelo canal online - visão aprofundada pelo lançamento do G1, em setembro de 2006 - com trechos da programação de veículos das Organizações Globo (além da TV Globo, o canal pago GloboNews, as rádios Globo e CBN, os jornais O Globo e Diário de São Paulo e as revistas Época e Globo Rural).
Tanto a Rede TV! como a Band trilham os passos do Globo.com. O posicionamento semelhante é percebido na forma de organizar o conteúdo - os três contam com quatro categorias básicas na página principal (jornalismo, entretenimento, esportes e vídeos). As semelhanças ocorrem também na questão visual. A navegação baseada em cores, utilizada primeiro pela Globo.com, é replicada no eBand (lançado em 13 de julho) e no RedeTV.com.br (lançado em 30 de junho).
Alheio ao formato “vídeos da TV+conteúdo próprio”, o SBT colocou no ar sem nenhum alarde em setembro de 2008 uma ferramenta chamada Vídeos, rebatizada para SBT Vídeos no primeiro semestre desse ano. No espaço, a empresa de Sílvio Santos concentra “boa parte” da sua programação, segundo a assessoria de imprensa da emissora.
A Rede Record prepara um portal, chamado de R7 e com previsão de lançamento para 27 de setembro. A estratégia deverá seguir a receita do Globo.com de misturar conteúdo próprio com programação do canal de TV . “O R7 será a porta de entrada para a exibição de conteúdo em vídeo, seja ele transmitido pela TV ou de produção exclusiva do portal”, adianta o gerente de desenvolvimento de web da Rede Record, Cláudio Henrique Bruna.
A estratégia focada em vídeos descrita por Cláudio já havia sido iniciada pela Record com o Mundo Record, serviço de vídeos (chamado pelo executivo de “experiência temporária” usada como “termômetro para medir a aceitação do telespectador”) que congregava trechos de programas da TV Record e da Record News. O site saiu do ar em razão da emissora, por problemas contratuais com a empresa que mantinha o portal,posteriormente e interinamente, a Rede Record disponibilizou parte de sua programação no de seu canal no YouTube. O Mundo Record foi muito bem recebido pelos telespectadores da Rede Record como pelos internautas em geral ganhando elogios dos mesmos e da imprensa especializada sendo superior ao da Globo pela amigabilidade.
Distribuição por portais e YouTube
Os canais próprios, porém, não restringem a distribuição online de conteúdo dos canais de TV – episódios dos reality shows A Fazenda ou Ídolos, da Record, podem ser vistos na TV iG e na TV Terra, enquanto o material noticioso da BandNews é replicado também no serviço do Terra e na TV UOL.
O próprio uso do YouTube, seja pela Record ou pela Bandeirantes, que vem costurando um acordo com o Google Brasil, indica como os portais centralizam, mas não restringem a reutilização do conteúdo online. “Nós mesmos vamos colocar a programação em nosso canal no YouTube, com alta qualidade de som e imagem”, explica o diretor de negócios online da Bandeirantes, Ricardo Anderáos.
mais da web:
R7 – Portal de Noticias da Record
A Rede Record mais uma vez lança uma novidade, o R7 Portal de Noticias na internet. O site ainda não está no ar, mas já foi anunciado. Com uma produção de 130 jornalistas, o conteúdo do site promete.
A emissora já tem uma pagina oficial na internet, mas o R7 será apenas para noticias, transmitindo vídeos da Record e da Record News. As más línguas já soltaram que só estão fazendo isso para copiar o site G1, da Rede Globo.
O site ainda não tem uma data certa para entra no ar, mas se sabe que está quase pronto, só estão acertando os últimos detalhes. A acessoria da emissora disse que com o novo site eles não tem a menor intenção de concorrer com o G1.
fonte webmais na web:
O jornalista Cosme Rímoli anunciou na semana passada que deixará de ser colaborador do portal UOL. Rímoli atuou como blogueiro na seção de esportes do site, registrando mais de onze milhões de acessos à sua coluna, a qual estreou em fevereiro desse ano.
Rímoli se transfere para o portal da Rede Record, o R7, cuja inauguração acontece, segundo a assessoria da emissora, ainda neste mês de setembro. O jornalista terá um blog nos moldes de seu anterior, no UOL.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
COMENTE POR FAVOR!