RIA SEMPRE COM A ESCOLINHA DO GUGU NA RECORD TODOS OS DOMINGOS

visitantes on line

SAIBA A VELOCIDADE DE SUA INTERNET AGORA MESMO!

ACESSE AS MELHORES POSTAGENS AQUI

Arquivo do blog

sábado, 15 de agosto de 2009

GLOBO VERSUS RECORD, UMA PALAVRA...

Quando surpreendentemente a Tv Record, foi comprada por Edir Macedo, era apenas um problema para Silvio Santos, dono da mairo parte das ações da mesma. Não dava lucro e como fazê-la concorrer com a Tv S, o SBT, também de sua propriedade. Ninguém queria o "abacaxi". Creio ter sido um alívio para o empresário Sílvio Santos, à época ficado livre do estorvo. Empresário como é, experiente e inteligente, vendeu-a bem pelo que valia na época. A sociedade brasileira atrazada ( como é até hoje na sua maioria, não importando quantos diplomas superiores o sujeito tenha ) se assustou. Os ricos se assustaram e diziam: a Record vai virar uma igreja eletrônica! Cunharam de pronto um nome para a nova situação. Pastores pregarão em rede nacional vinte e quatro horas por dia. Será um horror! Imaginem vão falar do cigarro, da cerveginha alheia, das roupas das mulheres e dizer que todo mundo está errado. Vai ter música religiosa o dia inteiro e leitura da Bíblia. Certos setores, preocupados se mobilizaram para tentar encontrar uma fórmula para detê-los. Outros diziam: não têm esses coitados capacidade para tocar algo para o qual não foram talhados , para um mundo que desconhecem completamente as regras e comportamentos. Esses neófitos vão "quebrar a cara"!

Contrariamente isso não aconteceu e embora empresário seja muito mais previdente que cigana e estejam de olho no futuro, lá na frente, diferente dos pobres mortais telespectadores, esses empresários do ramo da comunicação e jornalistas pseudointelectuais quebraram todos a cara. O cenário hoje é outro. Temos sim igrejas eletrônicas e não vai aí nenhuma mas nenhuma crítica a quaisquer que sejam: temos a Canção Nova ( católica ) , a Rede Gospel ( Igreja Renascer), Rede Super ( Igreja da Lagoinha ), Rit ( Internacional do R.R. Soares ), Rede Vida ( Católica )...enfim todas pregando, cantando, ensinando a sua fé, discutindo assuntos vários. Sim a igreja eletrônica é uma realidade e não foi o Edir Macedo que fez da Record uma igreja eletrônica. Ao contrário disso, como concessão pública fez uma televisão para todos, para todos os gostos e que no pior horário, usa para dialogar cm a sociedade e promover, legítimamente a sua igreja. Fez da Record falida uma empresa competitiva e que mexe com a comcorrência e encoraja a todos a se mexerem e gera milhares de empregos, na sua maioria para gente de todas as religiões, sem religiões e de opiniões diferentes da sua ( pois não me consta que todos os seus artistas e funcionários pertençam a sua igreja ou a alguma igreja evangélica ou ainda sequer tenham obrigatoriamente uma religião.

Aí alguém, daquela turma reacionária a que me referi anteriormente ainda pensa: eles não podem continuar, a sua inesperada competência tem que ser impedida, seus projetos têm que ser detidos e não importa o que façam de certo, eles tem que ser impiedosamente detidos.

Não sou membro da IURD e não tenho procuração para defendê-los. Mas me lembro de várias ocasiões de comoção nacional, enchentes, fome, etc, que eles, muito competemente, souberam sabiamente, junto com católicos, espíritas, sem religião, arrecadarem toneladas e toneladas de alimentos e levarem sem nenhuma discriminação as pessoas famintas e desabrigadas. Isso a Rede Globo imparcialmente nunca dedicou espaço ao seu estéticamente bem feito Jornal Nacional. Noticiou sim com alardo o desabamento de um templo alugado, um velho e inútil cinema cujo teto ruiu em cima de alguns fiéis matando-os. Não deu a notícia do seguro, confortável e belo templo erguido no lugar para que tal fato nunca mais ocorresse. Isso explica o fato da igreja ter construído a partir daí dezenas de mega construções, luxuosas, seguras para que tal fato não aconteça com nenhuma pessoa que vá a uma de suas reuniões. E as casas construídas para as vítimas dos deslizamentos em Santa Catarina em convênio com o governo e prefeituras do estado cujas tragédias aconteceram? E a fazenda Nova Canaã? E para não cansar o leitor que lê essas linhas nesse blog, a Pestalozzi de São Paulo, que só sobrevive, porque independente do credo nos nobre profissionais e pessoas que emprestam o seu talento e profissionalismo à instituição a Igreja Universal assumiu a sua direção? Finalmente o que é bom para alguém na sociedade é bom para todo mundo, para o evangélico, para o católico, para o espírita, para o mulçumano, para o judeu, para o sem religião, para o ateu, etc. Cada revoltado, cada pessoa desencontrada na vida, sem sentido para a sua existência é um perigo para todas as demais. Fazer o bem, dirigir as pessoas para algo que possibilite uma convivềncia melhor consigo e com as demais é algo sem dúvida louvável.

A Rede Globo errou em dirigir a uma pessoa todo o seu preconceito, rejeição e sobretudo ignorância. Gastou enorme dinheiro encomendando e colocando em horário nobre uma produção inteiramente direcionada a uma pessoa tal o seu ódio. Até a escolha do ator foi rigorosamente escolhida para não haver dúvidas quem o personagem vivido por Édson Celulari encarnava...a boca rasgada, o tipo de olhar, etc. O talento do dramaturgo Dias Gomes foi nublado por uma produção encomendada com pouca arte, grosseira, tôsca. A mini-série, a série de reportagens sobre os dólares , sacos de dinheiro e prisão saíram a época pela culatra. Hoje com uma cena de disputa econômica nos contratos de olimpíadas, de competentes ex-funcionários, audiência internacional e influência política, inapropriadamente a Rede Globo comete novamente a mesma gafe numa pomposa defesa do brasileiro incauto. Recebi um e-mail de uma pessoa que contradiz o apelo do comediante Didi em colaborar com a campanha Criança Esperança, diga-se de passagem uma grande iniciativa. O detalhe é que quem contribui para a campanha ( e faz bem se pode fazê-lo) não pode abater a sua contribuição do imposto de renda...mas a Rede Globo pode e o faz, da parte que produz a campanha! Você pode achar esse texto de uma mãe e dona de casa que argui com o comediante o por quê dela não contribuir com os quinze reais pedidos na campanha.

Hoje conversei com o motorista do taxi que peguei casualmente e ele , católico, expressou a sua opinião e diga-se de passagem não é a que a rede Globo quer impor ao público. Fui a um hyper mercado, ao ver a Revista Veja, puxei conversa sobre o assunto com o dono da Revistaria. Ele me disse ter assistido aos últimos dois Jornais Nacionais da Rede Globo. A opinião dele como não evangélico ( não me disse qual a sua outra religião ) também não foi a que a Rede Globo acha ter imposto ao público brasileiro. Professores meus colegas, em duas escolas diferentes também não. Ninguém fez uma defesa irrestrita da pessoa do Bispo Edir Macedo mas ao contrário muito maduramente fizeram uma análise da situação atual e até sugeriram que essa questão levantada de repente, com o que está acontecendo no Congresso Nacional, centenas de toneladas de lixo vindas da Europa para o Brasil, a Amazônia sendo dizimada em um mês como jamais foi, e tantas outras questões... será que não é para desviar a atenção de algo muito maior?


Para os profissionais de televisão, artistas e demais, a Rede Record é mais um campo de trabalho. Para o público mais uma opção. A Rede Record tem mostrado qualidade em todos os seus programas e curiosamente achei um comentário de extremo bom humor na web. Alguém disse só falta o Chaves e o Xapolim para a Record atropelar todo mundo. Aí a Globo terá que se preocupar!

P.S. Esse texto é um desabafo e o exercício do meu direito como cidadão de mostrar que a televisão pode me oferecer entretenimento, até informação , mas não pode pensar por mim. Espero que, vocẽ como leitor desse blog, tenha essa mesma consciência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE POR FAVOR!

TWITTER...

CURSOS A DISTÂNCIA. GRANDE OPORTUNIDADE!


LEIA A BÍBLIA ENQUANTO NAVEGA NA WEB ! CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO


OUÇA A CANÇÃO DE CHRISTA BLACK

Encontre mais artistas como Christa Black em Myspace Music

Esse Blog se encontra cadastrado do BlogBlogs!

O PREGADOR UM BLOG SOBRE TEOLOGIA E CRISTIANISMO ATUAL QUER SER PARCEIRO? PEGUE O NOSSO BANNER

O PREGADOR