As pessoas não conhecem a história real das favelas e do processo de enfavelamento brasileiro em grandes cidades como Rio de Janeiro, por exemplo. Quem se importaria com a história dos esquecidos, dos coadjuvantes, talvez apenas figurantes? No Ensino Fundamental, no Ensino Médio e até em faculdades questões de provas perguntando sobre os anônimos favelados renderia o quê, se nem a matéria e os conteúdos impostos para suposto aprendizado atrai o interesse dos estudantes? A palavra "favela" trocada pelo "politica e ridiculamente correto" comunidades, aglomerados e agora complexos, saídos das cabeças patéticas de patéticos "especialistas", poucos conhecem. "Favela" era um nome de uma arbusto natural da região em que no princípio do século XX, portanto final do XIX, surgiram as primeiras moradias dos ex- combatentes da guerra do Paraguai. Veja a reportagem interessante e curiosa do Jornal da Record sobre a grande "favela do Alemão", complexo do Alemão ( que nem era alemão mas polonês ) e sua origem real.
Até o fim dos anos 40 a região era uma enorme fazenda. No morro do Alemão começaram a ser construídas as primeiras casas. Mas, no meio das 14 comunidades ainda existe um casarão, construído em 1920, que era a sede da fazenda que existia no local. Era uma das casas do período imperial. Depois virou asilo e hoje está desativado.
Fonte: R7.com
Achei sensacional a reportagem...quem sabia disso? É um mundo de gente que só existia na hora e no dia de votar, nada mais...Parabéns Record!!
ResponderExcluir